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Foto do escritorJú Santana

Personal Branding: Como destacar sua MARCA em um Mercado tão competitivo?

Hoje vamos falar de Personal Branding, como anda sua Marca pessoal perante sua empresa e Seus clientes? Eles conhecem você? Qual a imagem que você está passando ao seu cliente e aos usuários das redes sociais? Você sabe a importância desse tema? E o quanto isso pode refletir nos resultados que você deseja entregar?


É esse assunto tão importante que falaremos nesse post. Leia até o fim e você dará um salto de olhar e ampliará o conhecimento de que como sua marca está na lembrança dos seus clientes, como eles lembram de você. E qual imagem você está passando a eles.


Para você entender melhor, pense o seguinte. A sua empresa é a massa de pão que vai para o forno, e sua marca pessoal é o fermento desse pão. Sem fermento o pão não cresce, certo? Sem fermento o pão não terá gosto de pão? sem fermento o pão deixa de ser pão, porque interfere no visual e no sabor.



Muitos empresários se escondem atrás da empresa, não gostam de aparecer, não postam nada a seu respeito, só falam sobre seus produtos, sobre seus preços e promoções. Esse perfil de empresário só se preocupa com as vendas diretas.


E eu vejo pessoas altamente eficazes, altamente capazes, mas as vezes elas tem dificuldades em si tornar visível, por meio de um posicionamento estratégico e da valorização do seu talento único, individual que só você tem.


Como começar?

Para você que está ouvindo a primeira vez ou já até ouvir falar algumas vezes sobre o personal branding, você deve estar se perguntando, ok, entendi a importância da minha marca pessoal estar bem posicionada no mercado, mas como começar?


O livro "Personal Branding - Construindo sua marca pessoal" do autor Arthur Bender, lá tem várias frases que realmente te faz pensar quem é você x sua marca! Trouxe algumas delas adaptadas ao modo jú:

  • Porque você está na sua área de atuação? Qual é o seu propósito de vida com essa empresa?

  • Qual é valor que você quer criar, quando alguém lembrar do seu nome?

  • O que você faz de melhor?


Antes dos agradecimentos do livro ele cita uma frase que vai tirar você da zona de conforto e te fazer refletir um pouco...


Existem dois momentos importantes na vida de uma pessoal. O momento que ela nasce e o momento que ela descobre porque ela veio ao mundo!

Porque você veio ao mundo? Talvez essa resposta possa te ajudar a começar a se posicionar com sua marca.


Não existe receita de bolo, porque cada um de nós somos únicos, cada um de nós temos nosso próprio "Chameguinho". E isso que você precisa descobrir. Cada um de nós vamos dar uma resposta diferente para essas perguntas. E é aí, que você constrói a sua marca, porque não vão existir respostas iguais.


Vou responder na prática como construo o meu Personal Branding?


Minha empresa é a Mais Clientes - Minha marca pessoal é a Jú Santana (todas as vezes que início um vídeo eu falo - oiii aqui Jú santana - porque? sempre há pessoas novas no meu Feed, e elas precisam ir internalizando meu nome juntamente com o conteúdo de qualidade que eu entrego).


Porque eu estou na minha área de atuação? Sou apaixonada em transformar as empresas para melhores, e ver o brilho no olho do meu cliente e ouvir "era exatamente isso que eu queria"

Qual é meu propósito de vida com minha empresa? É deixar meus clientes extremamente satisfeitos com os resultados que eu trago.


Qual o valor que eu quero criar quando alguém pensar no meu nome: é me tornar referência no meu meio - do marketing digital - quando alguém falar em "minha empresa não vende" - Alguém vai dizer - Cara, Chama a jú ela é foda! - Quando eu escutei em plena pandemia "Jú, se não fosse você eu tinha fechado as portas na pandemia" isso é a resposta de tudo.


O que faço de melhor - É usar minha criatividade e a minha diferenciação do marketing para transformar uma empresa e consolidar a marca dela no mercado. É dar o meu melhor...


Porque o mercado te escolheria - Porque tenho a melhor energia para cuidar da sua empresa


Você trabalha seu Personal Branding, todos os dias:

  • Com sua família

  • Com seus amigos

  • Com seus colaboradores

  • Com o atendimento com seus clientes

  • Nas postagens das suas redes sociais


ATENÇÃOOOOOO ....

Você não precisa ser diferente em cada área. É aí que está o maior erro E AGORA o maior segredo revelado. Olha o peso que estou tirando das suas costas. Seu Personal Branding só acontece quando você é você mesma, sem máscara, sem medo de julgamento, sem medo de se apresentar como você é.


Depois que você responder a essas perguntas e depois que você for você mesmo, tem algumas coisas que você precisa internalizar:


  • Pare de ser normal - ser normal é muito sem graça - seja criativo - sorria - brinque - fale bobeira - não seja robô nas redes sociais - se liberte dessa capa que te prende


  • Pare de dividir você e a sua empresa (VOCÊS SÃO UM SÓ) - você pessoa representa sua empresa - A partir do momento que você perceber isso - você vai mudar - Se sua vida pessoal é uma bagunça a sua empresa vai ser uma bagunça - se você é organizado sua empresa será organizada - se você está sem brilho sua empresa estará sem brilho.


  • Tome atitude - mexa a bundinha da cadeira - Faça a AÇÃO - Clareza - Onde estão seus pontos a serem melhorados? então senta analisa trace as estratégias e comece!


Exemplo: Quero gravar vídeos - mas tenho medo do julgamento das pessoas


Identificar: Porque tenho medo? Aceite algumas coisas e exclua outras.

Conhecimento - Leia a respeito - busque pessoas que fazem vídeos e pergunte a elas dicas de como começar - Não tenha vergonha de pedir ajuda

Treinamento - treine treine treine você com você mesmo - analise como ficou - grave novamente -

Cronograma - Separe dias e horas para isso

Comprometimento - Para que aquilo aconteça - Só faça o que se comprometeu a fazer.


Você tem que pensar que, a imagem que você está passando nas redes sociais por exemplo, é o tipo de público que você está atingindo. Você está construindo uma audiência, uma rede seguidores, em cima do conteúdo que você está fazendo e da imagem que você está passando...


E quando você se encontra (sua marca - quem é você) - autoconhecimento, tudo começa a mudar espontaneamente, você começa a dizer não para certas coisas, porque aquilo não combina com você, você começa a mudar as vezes suas roupas, as pessoas com quem você anda, dá um basta na aceitação de julgamentos.


E aí voltamos no título do post - Como construir sua Marca em um mercado tão competitivo - Sendo você mesmo, se encontrando, não ter medo de julgamentos, ter clareza com os objetivos e colocar em ação o que você se propôs.


Não tem erro, você irá sim DESTACAR NO MERCADO - Porque você deixou de ser cópia e trouxe a sua essência para a sua Marca. E quando você traz a sua essência você se torna único. E quando você se torna único você se destaca.


Bom é isso, você tem muitas ferramentas agora, para começar a transformar seu Personal Branding de forma a buscar melhores resultados para você, sua empresa e para o mundo... Você tem belas asas - só falta voar.


Até a próxima aula ....

beijooo


Jú Santana

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