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Foto do escritorJú Santana

Marketing e Marketing Digital. As melhores estratégias para 2020

Atualizado: 9 de jul. de 2020

Oii, Tudo bem com você? Seja muito bem vindo (a), a essa roda de conversa, que por sinal vai render muito e fazer com que você decida de forma inteligente e consistente qual o melhor marketing para sua empresa, sem jogar dinheiro fora é claro.


Nesse momento você já tem a decisão: Vou contratar empresas de marketing. Mas quando começa a pesquisar fica espantado com a quantidade de marketing que existe no mercado. E quanto mais lê, mais enlouquece, e quanto mais estuda mais fica perdido em tomar sua decisão.


Segundo, Matt Press do site Splash Copywriters existem mais de 159 tipos diferentes de marketing. É isso mesmo, você não leu errado. São mais de 159 tipos. Quando pesquisamos a palavra marketing na rede de pesquisa do Google, sabe quantas pesquisas são digitadas mensalmente, por pessoas interessadas nesse tema? entre cem mil a um milhão de pesquisas, veja bem, eu disse mensalmente. É realmente assustador!!


Com o passar do tempo, o marketing foi se desmembrando de tal forma que estamos mergulhados em um mar de indecisões ou decisões erradas, quando escolhemos o tipo de marketing a ser usado para nosso negócio, consequentemente não atingimos o resultado esperado e jogamos nosso dinheiro no lixo. Mas até o final desse post, eu vou ajudar você a não cair nessa armadilha. Vamos ver na prática como tudo funciona.


Eis alguns tipos de marketing: Marketing digital, marketing online, marketing social, marketing de relacionamento, marketing pessoal, marketing promocional, marketing mix, marketing boca a boca, marketing facebook, marketing instagram, marketing de vendas, marketing de resultado, marketing ágil, marketing comportamental, marketing multinível, e-mail marketing, artigo marketing, marketing de conteúdo e marketing pessoal etc, etc,etc. Esses são só alguns do mais utilizados.


Então sem enrolação vamos entender como você irá tomar essa decisão.


Para quem serve o marketing? Apenas grandes empresas devem usar?



Precisamos entender de uma vez por todas, porque o uso correto do marketing no negócio deve ser feito nas seguintes condições:

Para todos os tipos de negócio (se você vende uma agulha ou casas, faz depilação ou vende roupas, tem uma loja física ou vende online, não importa) pense o seguinte: “Tem clientes?” então o marketing é para você!

Para qualquer tamanho de negócio: Se você trabalha sozinho e cuida de tudo ou é uma multinacional com mil empregados, então o marketing é para você. E aqui entra um dos maiores erros, pequenas empresas acreditam que não precisam de marketing, e nem se quer as usam.

Para qualquer tipo de cliente: Seja idosos, crianças, adultos, outras empresas e animais por exemplo. O que temos que analisar é usar a estratégia certa, para o público alvo certo.


Então respondendo a sua pergunta. Não!!!!!!!!!!! Marketing não é só para grandes empresas. São para todos os tipos e tamanhos de empresa. Aliás arrisco a dizer que a empresa que não fizer um bom marketing estratégico ela irá fechar suas portas em pouco tempo.

3 Erros MUITO COMUNS que você não pode cometer


1º Erro: Como vimos, essa ramificação muito grande do marketing, fez o que eu chamo de: “desconexão entre os marketings” ou seja, muitos deles são extremamente importantes e são deixados para traz, não completam o ciclo estratégico desde o primeiro contato com o cliente até a entrega final do produto/serviço.


Então imaginemos a seguinte situação: Tudo foi muito bem realizado até entregar o produto. Mas, o pós venda (marketing de relacionamento) ficou ruim, as dúvidas dos clientes não foram respondidas, houve atraso na entrega, teve muita dificuldade e burocracia na troca do produto e atendente não foi muito educada, quando ele fez algumas perguntas sobre o uso do produto, dentre outros.


Neste caso o ciclo de sucesso não se fechou, houve pesquisa, houve o anúncio, houve a captação do cliente, houve a venda, mas o cliente saiu insatisfeito no pós venda. O marketing de relacionamento, ficou desconectado do restante. Tudo foi embora, todo seu esforço, seu dinheiro e o cliente talvez nunca mais volte, perdeu seu maior tesouro, a confiança do seu cliente. Você literalmente morreu na praia. Ou seja, as estratégias de satisfação do cliente devem ser do começo ao fim. Um cliente insatisfeito gera uma nuvem negra da sua empresa. Sempre pense nisso!


3º Erro: Não conhecer a fundo seu público alvo. Quem são? como são? O que gostam de fazer? como se divertem? Quanto ganham? Sua idade? Onde moram? etc. Como conseguir esse conhecimento profundo? você pode conseguir através de pesquisa nas redes sociais, conversando com seus clientes, produzindo conteúdos (vídeos, posts, blog, site) e vivenciando o feedback deles na da interação com seus conteúdos (curtidas, seguidores e comentários).


Usar plataformas que te contam as palavras chaves que as pessoas pesquisam na internet sobre seu nicho ou seu produto, são eles:


Você digita as palavras nessas plataformas e pode ter uma pesquisa mensal detalhada. Porque isso é importante? Por exemplo: você vende curso de manicure online. Então, quando você digita exatamente isso nas plataformas, elas te contam quantas pesquisas mensais tem. E as palavras aproximadas com as quais você digitou.


Dessa forma poderá direcionar as palavras certas dentro do seu post e ele vai ser melhor encontrado quando alguém pesquisou pelo assunto que você escreveu ou ver quais produtos são mais pesquisados, também pode utilizar para estruturar seu título do seu conteúdo e chamar mais atenção do seu prospecto.

Veja a frase “curso de manicure online” foi pesquisada em um único mês 2.400 vezes. (Figura Abaixo). E ainda terá várias outras informações relevantes como links mais acessados, títulos mais relevantes sobre esse assunto, dificuldade de SEO.


Ainda serve para conhecer seu público alvo, vale questionário pós venda e pesquisa de satisfação do cliente. Enfim, use a sua criatividade para conhecer profundamente seu cliente. Então, se você vende vinhos e sabe que seus clientes admiram poesias. Porque, não ter uma poesia surpresa junto a embalagem de vinhos? ou ter livros sobre poesias no seu estabelecimento, assim enquanto degustam seu vinho, com uma boa harmonização de queijos eles ainda podem apreciar uma boa poesia.


Se você vende carros e descobre que seu cliente aprecia rock, já imaginou gravar uma coletânea de rock in roll e entregar junto ao carro como brinde? Tenho certeza que esse cliente jamais esquecerá esse momento e te indicará para outros clientes. O famoso boca a boca.


Separe um tempo, sente, pense, pense, pense e anote todas as ideias, até as mais bizarras. Você irá perceber que as ideias vão fluindo e começarão a vir um monte de coisas legais na sua cabeça.


O segundo ponto quero que pense como seu cliente. De que forma gostaria de encontrar o seu produto/serviço desejado? Que preço pagaria por esse desejo? Como gostaria de ver um anúncio do seu produto favorito? Como iria fazer para comprar? Como se imagina comprando esse produto e você abriria mão de alguma coisa para tê-lo?


Vamos fazer agora o marketing na prática. . . Veja o exemplo abaixo


Imaginemos um Público Alvo: Crianças!! Tipo de produto: Venda de jogos de vídeo game e possui uma loja física chamada: “Play Games”

Leve em consideração algumas coisas para ter sucesso:


Entendendo a criança:

Levando em consideração nosso exemplo: A criança é a maior influenciadora do poder de compras sobre seus pais, elas são altamente atualizadas devido ao uso constante de internet, estão por dentro de todas as novidades e são crianças muito exigentes. Logo seu marketing precisa estar alinhado com isso e gerar muito valor a essa criança e consequentemente seus pais vão alinhar ao desejo do seu filho.


O material de marketing que você irá criar nesse caso, poderá usar cores fortes, vivas, e usar personagens de jogos ou mascotes. Dependendo da idade a linguagem precisa ser mais simbólica. Usar música e falas divertidas também entram na jogada, isso tudo para criar a memorização/produto/marca da sua empresa. Assim quando a criança ver, assistir ou ouvir aquele anúncio, folder ou vídeo, automaticamente ela irá começar a associar aquele produto a sua empresa.


Por isso entender como a criança pensa, vai te ajudar a montar o material adequado para conquistá-la. Dica: Converse com crianças da idade que seu produto atinge, e instigue elas a falarem sobre algo que gostaria de ganhar, veja seus olhos brilhando, veja o tipo de fala que elas usam e o tom da sua voz. Pergunte como elas vão ganhar? de que forma elas pedem aos pais, porque aquele presente é tão importante para elas etc, etc. Você precisa passar essa verdade para seu material de marketing (Traçando estratégias de marketing)


Resultado: Descobrimos que essas crianças masculinas são alucinadas por jogos de ação. Eles se imaginam nos jogos como se fossem os atores principais daquele jogo. Eles pretendem tirar notas boas na escola, e não responder a mãe, assim conquistam os pais e podem ganhar o que desejam.



Onde essas crianças estão e quem são?

Deve pensar onde a criança poderá ver essa propaganda. Na TV vendo desenhos, No You tube vendo vídeos preferidos, jogos online em sites específicos, em pracinhas se divertindo, biblioteca da cidade lendo livros, eventos infantis, no shopping, jogando bola na quadra do bairro, escolinhas de esporte ou línguas, use tudo que puder.


Qual a idade delas? O que gostam de fazer? tem irmãos? classe econômica? o que gostam de brincar. Então quando descobrir onde encontrá-las e quem são você terá noção que tipo de material irá utilizar. (Nesse momento você acabou de fazer o marketing de pesquisa para público alvo)


Resultado: A maioria são meninos e tem entre 8 e 12 anos. Vivem a maior parte do tempo no you tube e grupos de facebook sobre jogos. Ficam muito tempo em casa sozinhos ou com avó porque seus pais trabalham o dia todo. Adoram comer ptizza e doces. Também costumam jogar futebol fim de semana, e quando vão ao shopping preferem cinema e andar em turminhas. A maioria faz inglês na escola mesmo. E classe econômica encontramos bem variados. Possuem seu próprio celular.


Que tipo de material criar?

Após ter feito sua pesquisa e traçado suas estratégias, você irá saber que tipo de material criar. Se são crianças menores e gostam de ver vídeos no you tube, pode criar anúncios no you tube que irá atingir diretamente essas crianças. Se são bebês, logo, tudo deve ser direcionado aos pais, padrinhos, professores, dependendo do seu nicho, através das redes sociais ou banners em locais específicos.


Pode ser post de fotos com títulos chamativos, post escrito contando uma breve história divertida, vídeos criativos que prendem a atenção, usar redes sociais e direcionar o público, folders coloridos, anúncios pagos no google, you tube, face ou linkedin. Dica: Quanto de dinheiro você está disposto a colocar, desde que não prejudique a vida financeira da sua empresa. Faça um balanço detalhado. (Você acabou de utilizar o marketing digital e marketing básico).


Resultado: Os meninos e seus colegas gostam de passar final de semana juntos conversando e jogando. Eles já possuem suas próprias redes sociais. Também participei de grupos de jogos para observar como se comportam, como falam, como interagem e pude aprofundar melhor no mundo deles.


AGORA SIM, VAMOS ESTRUTURAR E TRAÇAR AS ESTRATÉGIAS DO NOSSO MARKETING.



Colocando cada coisa no lugar

Após todas essas descobertas, já tracei minhas estratégias de marketing. Quando cada jogo novo chega, preciso jogá-lo até o fim, experimentar todas as fases, e passar a minha percepção do jogo na hora da venda ou das dúvidas da galera. É isso que todos deveriam fazer com seus produtos. Assim falo a língua do meu cliente. Por exemplo, digo a ele que o jogo x precisa percorrer tal percurso em determinado tempo, ou o jogo y precisa de determinados golpes para que o inimigo morra. Também assisto vídeos de outros jogadores. Preciso entender ao máximo e ser autoridade no assunto para conquistá-los.


Redes Sociais

Resolvi criar duas redes sociais para a Play Games. Um canal no You tube, onde nas gravação dos vídeos, mostro pequenas demonstrações dos jogos para instigar o desejo, ensino alguns macetes e dicas, como se tornar um grande jogador, e as novidades que chegam na loja. Também atualizo os seguidores sobre as batalhas e eventos de jogos que tem pelo país.


E uma Fan page, nela criei uma comunidade interativa. Onde todos postam novidades, debatem sobre jogos, ajudam um ao outro a mudar de fase com dicas, postam eventos e todo fim do mês trago as novidades de lançamento de jogos para o próximo mês. Assim as encomendas bombam. (Marketing digital e marketing de conteúdo).


Toda semana eu gravo uma live ao vivo, com os seguidores do canal, onde coloco dois jogadores ao vivo em batalha. Assim os compartilhamentos são gigantes e o canal cresce muito rápido. (marketing digital e marketing de conteúdo) – O marketing de conteúdo seria você fazer um conteúdo que atinja as expectativas do seu cliente, diferente do básico, que chame a atenção e claro, gere o máximo de valor. Entregue conteúdo que realmente vai ajudar seu cliente.


Tenho WhatszApp da loja, essa garotada gosta de coisas rápidas e dinâmicas. Quando temos algum problema, pedido ou dúvida, logo me chamam no aplicativo e já resolvo o mais rápido possível. (marketing de relacionamento) – O famoso pós venda.




Coloque as ideias em prática


Criatividade

Quando os jogos chegam eu faço folders e entrego na porta das escolas, shopping e escolinhas de futebol. Nele contém títulos matadores e capas de jogos mais vendidos (marketing básico).


Preços

Também faço preços promocionais: Levando dois jogos ganha 15% de desconto. A margem de lucro é menor porém a quantidade grande de vendas supera e elimina o estoque mais rápido. Jogos antigos parados quase ninguém compra. (Marketing promocional)

Amigo indica amigo – ganha 10% de desconto no próximo jogo. (marketing promocional)


Anúncio Pago

Fiz anúncio pago no Youtube. E percebi que as vendas cresceram muito. Lembra da minha pesquisa realizada? Meu público alvo adora ficar nesse canal. Quando estão em alguns dos jogos ou assuntos de jogos. Minha loja aparece ao lado com um título bem bacana, logo quando clicam caem numa página onde tem um mini vídeo falando sobre a “Play Games” mostro os jogos e convido para virem conhecer pessoalmente. (marketing digital no Google – In stream)


Imagem

Na Play Games tenho videos games de teste ( onde eles podem saborear alguns jogos por dez minutos, o famoso teste) gostou levou, não gostou não leva. Simples assim. (marketing de vendas)

Quando eles chegam, estou com camisetas super maneiras. Com estampas de jogos do momento, também tenho cold players todo último dia do mês. Assim, aumento as vendas em um período do mês com pouco movimento. A galera pode tirar fotos a vontade. E claro, aproveito para filmar tudo e distribuir esse material (marketing pessoal e marketing de redes sociais)


Eventos

Promovo um evento a cada três meses. “A batalha dos melhores na P.G”. Quem vence ganha 500,00 e dois jogos lançamento. E claro a foto vai para a comunidade, a aquela pessoa se torna o ícone da comunidade. E advinha o próximo evento? Dobra a quantidade de pessoas. (marketing de eventos).


Para o próximo, fechar algumas parcerias, aumentar o valor desse prêmio e ter mais participantes. Coloquei no estabelecimento, em paralelo ao meu produto principal, uma prateleira muito massa, com produtos que eles gostam: Chocolates, salgadinhos e balas (marketing ampliado).


Ligações

Sempre ligo para meus clientes, para perguntar se gostaram dos jogos, que fase estão. Se recomendaria o jogo para algum colega. Não falo em venda, não ofereço mais jogos, nem conto que chegou mais lançamentos, apenas me interesso pelo seu resultado. Eles ficam extremamente felizes, fora que escutá-los é muito divertido e motivador. (marketing de relacionamento e excelência em atendimento).


Metas

Para um futuro próximo. Pretendo vender online (ter um e commerce), com as redes sociais os pedidos para outros estados está crescendo. Para isso, preciso estruturar meu estoque, fazer parecerias com os correios, calcular a forma de frete, aumentar a verba do marketing e continuar produzindo mais conteúdo de valor. Nesse caso o planejamento e organização precisam estar alinhados.


Resumindo …

Bom, você percebeu as sacadas? São várias técnicas e estratégias envolvidas, o marketing está o tempo todo gerando valor para seus clientes, ele está o tempo todo cuidando de forma carinhosa onde seu cliente precisa sentir-se único, o marketing independente do tipo ou estratégia usada, ele muda a forma de se relacionar com o seu cliente e cria uma experiência tão incrível que ele gruda em você como cola.


Nesse momento você fideliza seu cliente. E cliente fidelizado é tudo que uma empresa precisa, menos custos, mais consistência e consequentemente uma marca bastante consolidada.

Esse foi um exemplo para se espelhar e usar sua criatividade. Tudo muda quando pegamos um outro tipo de negócio, um outro tipo de idade e um outro nicho.


Minha opinião pessoal… Para você começar!!

Acredito que se você traçar uma estrutura organizada, eu lhe indicaria começar com os tipos de marketing abaixo:


  • Fazer conteúdos de qualidade e consistentes, para distribuir nas redes sociais (Marketing de conteúdo);

  • Coloque seu melhor produto ou nome da sua empresa em anúncio pago (Google / Facebook ou You tube);

  • Quando a pessoa ligar / enviar uma mensagem ou visitar seu estabelecimento dê seu melhor (marketing de atendimento);

  • Sempre procure seu cliente pós venda, com uma mensagem, ligação ou e mail dependendo do tamanho da sua empresa e tipo de negócio (marketing de relacionamento).

Assim você terá um norte de como se estruturar. E claro, tem toda liberdade para modificar, de acordo com seu negócio. Por exemplo, se tem uma loja online, você não pode deixar de fazer o e-mail marketing e marketing promocional por exemplo. Mas nunca engane seu cliente.


A promoção precisa ser real. Já viu que a black Friday no Brasil por um determinado tempo ficou desacreditada. Sabe porque? Porque as propagandas e anúncios eram mentirosos. Então ficamos com uma imagem de Black Fake. Ou seja perde a credibilidade e além de não vender todos falam mau da sua empresa.


O que não muda é você sentar, pensar estudar e pesquisar sobre tudo que seu cliente gosta. E descobrir quem é ele de verdade. Esse é o maior segredo revelado. Dessa forma você vai traçando seus tipos variados de marketing que se adequam ao seu negócio. Lembrando sempre que o cliente precisa sentir extremamente satisfeito do começo ao fim. Seja pessoalmente, seja por telefone, seja por e-mail, seja pela rede social, seja pelo site, ou anúncio.


Não importa! antes de ser um cliente, ele é uma pessoa de carne e osso.

Toda pessoa que é tratada com respeito e se sente encantada com sua forma de agir, você derruba todos os paradigmas de que um negócio precisa sim de um bom marketing estruturado e conectados entre si. Então não existe marketing certo ou errado. Existe marketing desconectado um do outro e sendo usado forma individualizada e errada. É óbvio que você não irá utilizar todos eles, irá ver a carinha do seu negócio e traçar o que for melhor para ele.


Antes de pensar: E se eu errar? E se eu traçar as estratégias erradas? E seu perder dinheiro? Não tenha medo, vá testando aos poucos, colocando pouco dinheiro e sentindo feedback do seu público. Eles são os melhores termômetros para saber se está indo bem. Teste, Teste e teste. Mas jamais desista, geralmente é com erros que mais aprendemos.


Parabéns a você por ter ficado aqui, até o fim. Por ter lido cada palavra escrita. Agora são 01:15 numa noite de quinta feira. E finalizo esse post, muito feliz, pois acho que conseguir atingi meu objetivo, escrever algo mais prático, para quem sabe, trazer uma luz que estava faltando no seu negócio. E fazer enxergar que, sem marketing seu negócio não sobrevive de forma saudável. Você precisa testar e ver com seus próprios olhos. O cliente vai perceber essa valorização e essa entrega de valor dedicado a ele.


Caso deseje, aprofundar mais no assunto, a aula abaixo, foi preparada com muito carinho.





Jú Santana

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